Robôs aproximam alimentação para bovinos

Empresa holandesa desenvolve robô que aproxima a comida e recolhe aquela que foi afastada pelo movimento dos animais em horários programados

A Lely, referência no mundo em soluções em automação para as atividades relacionadas ao manejo e instalações de vacas leiteiras, desenvolveu um robô, chamado Juno, que empurra o alimento para perto dos bovinos ao longo do dia. Com o robô, é possível aproximar o alimento em horários programados, encaixando-se na rotina da fazenda e da maneira que o produtor achar melhor.

O gerente de vendas da Lely Brasil, João Vicente Pedreira, explica que os animais nos locais de confinamento têm o hábito de selecionar os alimentos, e esse movimento acaba espalhando a dieta e afastando-a do alcance desses animais. Por isso a ação do robô é importante, pois empurra de volta a comida para próximo deles. “Com o Juno, é possível programar a aproximação do alimento em horários determinados por meio de um aplicativo, o Lely Control Plus. Essa disponibilidade contínua da alimentação no cocho influencia o consumo de matéria seca e aumenta a produção de leite. Além disso, se compararmos com a forma que a grande maioria das fazendas faz essa tarefa, com trator e funcionário, o Juno é bastante econômico e assertivo”, afirma Pedreira.

João conta que o Juno faz turnos de uma hora de trabalho, percorrendo 700 metros de cocho, considerando aproximadamente até mil animais. “Orientamos que o robô aproxime o trato de três a quatro vezes após sua distribuição. O robô é movido a bateria; o Juno faz turnos de até uma hora de trabalho, intercalando com o tempo de carregamento da bateria, somando ao todo nove horas de aproximação da dieta por dia”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Robôs na pecuária: grandes aliados no manejo com o gado

Alimentação mais frequente

A alimentação sempre à disposição dos bovinos estimula a ingestão de forragem, que beneficia a saúde animal, a fertilidade e a produção. Comer várias vezes ao dia mantém o valor do pH do rúmen constante e permite que as vacas façam melhor uso da ração que comem. Os animais ficam mais ativos e, dessa forma, visitam a ordenha robotizada com mais frequência, resultando em um aumento da produção de leite.

“Mais refeições ao longo do dia garantem um melhor ambiente ruminal e, consequentemente, pode haver um aumento nos sólidos do leite. Toda vez que o Juno empurra o alimento, ele estimula as vacas a se levantarem para comer”, conta o gerente.

Aproximação automática

A aproximação automatizada do trato aumenta a disponibilidade de alimento para o rebanho e reduz em até 75% as sobras de alimentos, ao mesmo tempo em que diminui a necessidade de mão de obra. O produtor pode economizar até 180 horas por ano, além de contar com uma pista de alimentação mais organizada, dia e noite, e de uma redução no consumo de combustível, já que não será mais necessário o trator para empurrar o alimento.

Benefícios da aproximação com robôs

  • Alimentação inteligente e flexível
  • Bem-estar animal com maior disponibilidade e uniformidade de alimento
  • Melhoria da eficiência alimentar, mais leite por alimento consumido
  • Aumento de 10,9% das visitas nas ordenhas robotizadas
  • Aumento da ingestão alimentar

LEIA TAMBÉM: Bem-estar animal: melhorando a vida do produtor e do gado

Uso da tecnologia no Brasil

No Brasil, vários profissionais já observam os benefícios dessa tecnologia. “Hoje, temos diversos produtores na região Sul e Sudeste comprovando a eficácia e utilizando o robô. Em média, a Lely vende 20 Junos ao ano no Brasil”, finaliza Pedreira.

Gostou de conhecer esse moderno empurrador de alimentos? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de tudo o que há de novo no segmento agropecuário!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*