Scanner Bovino: inovação na hora de identificar o seu rebanho

Aplicativo auxilia pecuaristas na busca por eficiência e produtividade com a identificação automatizada dos bovinos

A startup Scanner Bovino é uma plataforma de gestão zootécnica de rebanhos. Com interface intuitiva e interativa, ela mede a eficiência do gado por meio da identificação automatizada. Aliada às boas práticas do manejo da pecuária de precisão, a tecnologia soluciona o problema do elevado custo de identificação dos animais.

O CEO da plataforma, Pedro Henrique Duim, explica que o papel do Scanner Bovino é simplificar e agilizar a identificação do animal durante o manejo por meio da câmera do smartphone. O aplicativo é baseado em algoritmos inovadores de reconhecimento de padrões chamados Optical Character Recognition (OCR), que permitem a identificação do gado através da câmera do celular do usuário. A distinção é feita, mesmo a distância, pelo número do brinco do animal. “Nós treinamos esse algoritmo usando inteligência computacional, apresentando as diversas variações possíveis de padrões de números, letras, cores e luminosidade. Dessa forma, ele é capaz de fazer a identificação de maneira rápida e simples, evitando possíveis falhas humanas”, explica o CEO.

Além da identificação do animal, a plataforma também permite o gerenciamento de dados. “Com o Scanner Bovino, você não só identifica o animal mais facilmente, como pode registrar valores no próprio aplicativo. Com os dados sincronizados em um servidor, o produtor tem registrada a taxa de produtividade daquele animal específico ao longo do tempo. A partir disso, é possível fazer várias intervenções no manejo, como mudar a alimentação e identificar doenças, tudo isso com a intenção de aumentar a produtividade de forma simples e descomplicada”.

Leia também: Conheça 6 avanços tecnológicos que revolucionaram a pecuária brasileira

O aplicativo

O Scanner Bovino não demanda infraestrutura e equipamentos específicos. Só é necessário um smartphone para fazer o uso das ferramentas que o aplicativo oferece. “Os maiores diferenciais do nosso produto são a facilidade de uso e o baixo investimento”, afirma Duim.

“O pequeno e médio produtor muitas vezes quer inovar, investir em técnicas e aparelhos mais modernos que facilitem o seu trabalho, porém, não possui capital para isso, já que as muitas tecnologias para o campo ainda são muito caras”. Dessa forma, o destaque do Scanner Bovino é o preço acessível – para cada animal, o produtor investe aproximadamente R$ 1,20 –, além de uma interface simples e intuitiva, descomplicando a lida dos criadores de gado.

Hoje, a plataforma conta com três frentes: coleta de dados em campo, painel gerencial para análise de indicadores e geração de relatórios. Além disso, há câmeras fixas para automatização da coleta de dados. O Scanner Bovino tem mais de mil usuários cadastrados fazendo uso da solução em uma versão simplificada do produto.

Leia também: Top 5: as startups que estão fazendo história na agropecuária

A startup

O Scanner Bovino foi criado em Juiz de Fora (MG), em 2016, para o desafio tecnológico hackathon (ou vacathon), promovido pela Embrapa Gado de Leite, o Ideas for Milk uma maratona de programação que busca desenvolver soluções digitais para os diversos setores produtivos da cadeia do leite, a mais extensa do agronegócio, presente em 99% dos municípios.

No evento, o aplicativo foi um dos ganhadores da competição e se destacou como uma das dez melhores soluções para o mercado do leite. Desde então, os criadores Pedro Duim e Luan Melo têm conversado com professores da faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para aprimorarem a plataforma e suas funcionalidades.

O hackathon ou vacathon é uma competição nacional entre empreendedores, que visa estimular ideias inovadoras de modelos de negócio, produto, processo ou serviço baseados em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT). As soluções devem promover a eficiência no setor lácteo.

Quer saber mais sobre a plataforma ou fazer uso dela na sua propriedade? Baixe do app Scanner Bovino na loja de aplicativos. No momento, está disponível apenas na versão Android.

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*