Sete curiosidades pouco conhecidas sobre as vacas

Do paladar aguçado à capacidade de se diferenciar, conheça as particularidades sobre as vacas.

Curiosidades sobre as vacas

Apesar de a vaca ser um animal bem conhecido pelo ser humano, existem características peculiares sobre esses ruminantes que nem todo mundo sabe. E olha que o Brasil é muito familiarizado com elas: são mais de 200 milhões de cabeças de vaca no país.

Além da sua utilização como fornecedora de leite, carne e couro, outras partes do animal são aproveitadas pela indústria, como pelos, ossos, chifres e colágeno.

Mesmo com um mercado tão próximo de nós, ainda encontramos algumas curiosidades bem interessantes sobre esse animal. Veja se você já conhecia algumas das sete que selecionamos!

  1. Vacas têm melhores amigas

As vacas são animais inteligentes e conseguem reconhecer umas às outras no rebanho. Estudos demonstraram que elas possuem melhores amigas e, quando afastadas, ficam mais estressadas – isso altera a sua frequência cardíaca.

  1. Gostam de doces

O paladar das vacas é aguçado e pode distinguir os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Elas tendem a evitar comidas amargas, pois associam a uma maior probabilidade de o alimento ser tóxico, e preferem o doce, o que pode estar relacionado à quantidade de calorias que elas precisam.

  1. Raças e cores

Existem mais de 1 bilhão de cabeças de vaca no mundo e, aproximadamente, 800 raças diferentes. Apesar disso, as manchas no pelo nunca se repetem.

  1. Sentem cheiros a quilômetros

O olfato da vaca é um dos mais poderosos do reino animal: o seu focinho possui cerca de 1.186 receptores olfativos (RO), o que permite a esse animal detectar odores que estão a quase 10 quilômetros de distância. Para ter um parâmetro de comparação, o focinho de um cão possui 811 RO.

  1. Comes e bebes

Uma vaca pesa em torno de 700 quilos, é capaz de consumir 7 quilos de ração e 30 quilos de capim por dia, além de beber até 100 litros de água. A vaca leiteira precisa consumir 3 quilos de comida para fazer um quilo de queijo.

Leia também: Vaca conectada aumenta a produção de leite na China

  1. Visão peculiar

A visão das vacas tem acuidade de apenas 1/50 da visão humana. Porém, os bovinos possuem uma estrutura visual chamada de “tapete lúcido”, que permite a esses animais enxergarem quatro vezes melhor que os humanos em baixa luminosidade.

O seu campo de visão chega quase a 360 graus e elas são daltônicas, não sendo capazes de distinguir vermelho e verde.

  1. Velocidade de mastigação

As vacas ruminam por, aproximadamente, 8 horas por dia e são capazes de mastigar em média 50 vezes por minuto. Isso significa cerca de 40 mil movimentos mandibulares ao dia. Toda essa ruminação resulta em uma produção diária de, em média, 150 litros de saliva.

Leia também: Projeto de startup paranaense visa o bem-estar animal de vacas leiteiras

Gostou dessas curiosidades? Alguma delas surpreendeu você? Acompanhe o Pasto Extraordinário para conferir outras informações, dicas, notícias e muito mais sobre o universo da agropecuária. 

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

7 respostas para “Sete curiosidades pouco conhecidas sobre as vacas”

  1. Avatar Lavínia Cristina - Rio de Janeiro (RJ) disse:

    Muito boa essa explicação sobre as vacas. 👍

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Muito interessante né, Lavínia? 😀

Veja mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*