Trajetória de sucesso na pecuária e no melhoramento genético de bovinos

Conheça a história de Reinaldo Zucatelli, pecuarista de Marabá, no Pará, referência no ciclo reprodutivo e melhoramento genético de bovinos das raças Nelore, Girolando e Brahman

Mais de 2.600 km foi a trajetória percorrida pelo pecuarista brasileiro Reinaldo José Zucatelli aos 18 anos de idade. Da cidade de Linhares, no Espírito Santo, para a distante Marabá, no Pará, Norte do país, Reinaldo foi atrás de uma oportunidade de trabalho.

Com seu perfil pioneiro e empreendedor, a experiência em terras paraenses deu tão certo que o pecuarista acabou se destacando na reprodução das raças Nelore, Girolando e Brahman e na atividade de melhoramento genético de bovinos, sendo considerado atualmente referência na região.

Leia também: Genética Animal: o que os olhos não veem, mas o bolso sente

O foco no cuidado adequado com a pastagem foi um dos diferenciais do trabalho realizado por Reinaldo. Ele foi, inclusive, o primeiro cliente da Corteva Agriscience™ no estado do Pará a realizar a aplicação aérea de herbicidas via helicóptero – na época, tratou 12 mil hectares de terra, aproximadamente.

Desde então, o pasto de suas propriedades recebe tratamento e produtos adequados. No ano passado, Reinaldo passou a utilizar a Tecnologia XT da Corteva Agriscience™ e, em breve, finalizará a análise dos ganhos na produtividade com o uso da respectiva tecnologia.

Referência em genética

Com um rebanho de cerca de 30 mil cabeças de gado das raças Nelore, Girolando e Brahman, atualmente distribuído pelas cinco fazendas da família, Reinaldo e equipe atuam nas atividades de cria, recria e engorda de bovinos. O trabalho tornou-se referência na região quando o assunto é o melhoramento genético desses animais.

Com a raça Nelore, o melhoramento genético consiste na produção de fêmeas e machos com avaliação genética da ABCZ. Segundo Reinaldo, a atividade tem contribuído com a redução do tempo de acabamento e rendimento de carcaça a pasto.

Já na raça Girolando, o pecuarista explica que a produção de fêmeas é feita com a base de doadoras Gir acasaladas com sêmens diferenciados de touros holandeses nacionais e internacionais. “Com isso, as nossas fêmeas RRZ de FIV (fecundação in vitro) produzem leite para substituir cada fêmea RRZ por cinco vacas comuns, com produção média brasileira de 2,5 litros por vaca.

Leia também: Saiba como escolher o gado de corte mais adequado à sua fazenda

O resultado do trabalho desenvolvido nas cinco propriedades pode ser visto em leilões promovidos pela família. No último evento realizado, estiveram em exposição bezerros e fêmeas da raça Nelore, touros de melhoramento genético, filhotes de Maestro com carcaça diferenciada, trazendo ainda mais qualidade genética ao rebanho, segundo Reinaldo.

Amor à família e muita persistência

Casado há mais de 35 anos com Regina e pai da Fernanda, do Eduardo e do Alexandre, Reinaldo é exemplo de superação. Foi depois de muito suor e trabalho que o fazendeiro conseguiu superar todas as dificuldades e desafios do início de sua jornada, como a falta de estrutura de estradas e meios de comunicação precários encontrados na região Norte do país naquela época.

Administrador de empresa, produtor rural e industrial, comerciante e técnico em contabilidade, o pecuarista já atuou em diversos setores. Empresário há mais de 40 anos, fundou dez empresas, pelo menos, e já esteve presente em mais de 20 congressos pelo mundo. Além de se destacar na vida política local, elegendo-se vereador e, depois, vice-prefeito de Marabá, no período de 2002 a 2005.

Mesmo após essa trajetória de sucesso, ao citar o presente, Reinaldo mostra ter os pés no chão. “Ainda falta muito para chegar à excelência da qual precisamos, mas acredito que a situação sempre é favorável para quem tem compromisso, acorda cedo, trabalha e produz neste país”, acredita ele.

Histórias como a do Reinaldo sempre nos inspiram. E você? Também tem ou conhece alguém com uma trajetória assim? Compartilhe com a gente aqui no blog!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*