Uma homenagem aos profissionais que vivem para o campo

Inspire-se na história de dois profissionais da agropecuária apaixonados pelo que fazem

Nos meses de setembro e outubro, temos duas importantes datas para celebrar: o Dia do Médico Veterinário (09/09) e o Dia do Engenheiro Agrônomo (12/10). Para homenagear esses profissionais do campo, selecionamos duas histórias inspiradoras que revelam muito amor e orgulho pela profissão. O médico veterinário Hérvio de Mattos Carbonaro e o engenheiro agrônomo Lucas Maraia são os escolhidos para representar os demais profissionais dessas áreas nas comemorações que marcam as suas carreiras.  

Hérvio de Mattos Carbonaro é agrônomo de campo da Corteva Agriscience e sempre teve contato com a pecuária. Morou até os 6 anos na fazenda dos avós pecuaristas de corte, em Jardim (MS). Mesmo depois de se mudar para a cidade para estudar, ele continuava indo aos finais de semana e nas férias escolares para a fazenda para ajudar o pai e o avô na lida com o gado. “O tempo passou, mas sempre mantive a ligação com a pecuária, devido às atividades da família”, lembra.

profissionais que vivem para o campo
Hérvio de Mattos Carbonaro, médico veterinário.

Na época em que Hérvio estava para iniciar a faculdade, seu pai começou um novo projeto no agro, no ramo da suinocultura, o que tornou ainda mais claro o seu desejo de seguir para a medicina veterinária. Durante todo o período de estudos, ele trabalhou nas horas vagas na suinocultura, ajudando o pai com os serviços do dia a dia. Porém, quando formado, tinha o desejo de desbravar novos horizontes.

Trajetória de sucesso

Enquanto buscava oportunidades no mercado de trabalho, Hérvio se deparou com uma vaga para trabalhar como assistente de vendas (terceirizado) da linha de Pastagem Dow AgroSciences no interior de São Paulo. Relembrando as suas origens na pecuária, esforçou-se muito para ser aprovado no processo seletivo.

“Conquistei a vaga no início de 2015, na cidade de Piracicaba (SP), e tive a chance de conhecer a pecuária do interior de São Paulo. Depois, assumi uma nova posição, mas com a mesma função, na cidade de Governador Valadares (MG). Nesse desafio, tive o privilégio de conhecer a pecuária dos estados de MG, ES, RJ e BA. Todo esse período –

de mais de quatro anos – foi de grande aprendizado e de experiências fascinantes. Eu me apaixonei cada vez mais pelo agro e isso só aumentou meu desejo de contribuir para a melhoria da nossa produtividade e o desenvolvimento da pecuária nacional”, conta Hérvio.

No ano passado, surgiu a oportunidade de alçar voos maiores, com a abertura de uma vaga de agrônomo de campo para pastagem na Corteva Agriscience™. Mais uma vez, o médico veterinário foi aprovado no processo seletivo. Hoje, ele atua diretamente no campo, buscando encontrar soluções para os problemas diários enfrentados pelos pecuaristas e maneiras para aumentar a produtividade, eliminando a mato-competição das pastagens, dando suporte aos lançamentos de novos produtos da empresa e, ainda, fornecendo suporte técnico para a equipe de representantes de vendas e toda a rede de distribuição da área de atuação nos estados de SP, MG, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN e CE.

“Hoje, tenho um grande privilégio de poder trabalhar com o que eu amo e ao mesmo tempo de contribuir para o desenvolvimento de um agronegócio cada vez mais produtivo e sustentável, capaz de alimentar um mundo em constante expansão. Com amor e consciência, podemos garantir o futuro das próximas gerações”, declara.

O engenheiro agrônomo Lucas Maraia também, desde criança, teve contato com a vida no campo, principalmente com a pecuária. Seus avós tinham uma pequena propriedade rural, onde ele morou com a família por um período. Naquela época, já ajudava nos afazeres diários do campo e tratava dos animais, tirava leite e apartava o gado. Com o tempo, Lucas foi gostando cada vez mais daquela rotina.

Na adolescência, trabalhou em uma empresa de agropecuária e, após dois anos de atuação, decidiu estudar agronomia. “Me dediquei ao máximo em todo o meu período acadêmico, com muito foco e comprometimento, porque sabia o que queria, amava tudo aquilo, sabia que, após a formação, teria grandes responsabilidades. Além de tudo, valorizava muito o esforço que meus pais estavam dedicando para me ajudar em minha formação.”

profissionais que vivem para o campo
Lucas Maraia, engenheiro agrônomo.

Jornada de conquistas

Após a faculdade, Lucas iniciou suas atividades profissionais como assistente técnico de vendas em pastagem na região de Rondonópolis (MT), onde enfrentou algumas dificuldades e alguns obstáculos que existem em todo início de carreira. “Essas situações serviram muito para o meu desenvolvimento e crescimento profissional, me ensinando a lidar com as adversidades”, afirma o engenheiro. Após um ano e meio exercendo a função, devido aos bons resultados, ele foi indicado para participar do processo seletivo de uma multinacional para a vaga de engenheiro de desenvolvimento de produto e mercado, na qual foi aprovado, tendo exercido a função por dois anos.

Antes de fazer parte da Corteva Agriscience™, trabalhou como assistente técnico em agronomia, sendo cooperado pela Unicampo a serviço da Corteva e atuando no estado do Mato Grosso. Então, passou pelo processo seletivo para a vaga de agrônomo de campo em pastagem e foi selecionado para exercer a função no estado de Rondônia (RO). “Hoje, sou imensamente grato por tudo o que a agronomia me proporcionou e por tudo o que ainda vai me proporcionar.”

Para Lucas, ser engenheiro agrônomo é um dom que nasce com o profissional. “Não somos nós que escolhemos, somos escolhidos por amar o que fazemos. Ter o prazer de produzir alimento de qualidade é fantástico. Esse é o espírito e é o que me fez escolher essa profissão, pela qual sou apaixonado”, finaliza.

Parabéns, Hérvio, Lucas e todos os médicos veterinários e engenheiros agrônomos, pelos seus dias e por terem feito a excelente escolha de cuidar da terra e dos animais!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*