A tendência de conectar absolutamente tudo à internet chegou ao curral. Como assim?
Vamos explicar: fruto de parceria entre Huawei, Aotoso e China Telecom, uma coleira que detecta a atividade das vacas no pasto foi apresentada no Futurecom, maior evento de Transformação Digital, Tecnologia e Telecomunicações da América Latina, que aconteceu de 15 a 18 de outubro em São Paulo. Viu só?
O dispositivo chamado “Vacas Conectadas” é uma solução inteligente para monitorar a atividade dos animais no pasto, otimizar a gestão, aumentar a produção de leite e identificar o melhor período para a inseminação artificial. Esses e outros aspectos são facilitados com a utilização da tecnologia.
E funciona assim: o aparelho é fixado por uma coleira no corpo do animal e envia todas as informações via rede de celular para um servidor, que armazena os dados de comportamento e cria um perfil da rotina diária do gado. Como se fosse um perfil do Facebook, só que bovino.
Agora, como o aparelho pode ajudar? Bom, por meio das informações que o produtor recebe, é possível saber de forma mais precisa quando uma vaca entra no período fértil, pois a movimentação no pasto aumenta nessa época. Assim, é mais fácil identificar o melhor momento para a inseminação artificial, ampliando as chances de sucesso do procedimento. E esse é apenas um dos exemplos.
Ah, lembrando que saber o momento exato de realizar a inseminação ajuda a aumentar a probabilidade, dependendo da estratégia de negócios do criador, de nascer bezerro macho ou fêmea. Essa é uma informação valiosa quando, por exemplo, a criação é dedicada ao gado de corte ou à produção de leite.
Na China, essa tecnologia já é utilizada em mais de 1 milhão de animais conectados, gerando um aumento de 25% na receita de leite. Por lá, os produtores já estão curtindo e compartilhando essa nova tecnologia, e o resultado para eles é impressionante. Mas, por enquanto, essas coleiras são usadas apenas nas fazendas chinesas. A Huawei e a Aotoso estão avaliando se outros mercados promissores, como é o caso do Brasil, poderiam se interessar pelo produto.
Afinal, o Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo (segundo dados da Embrapa Gado de Leite), e a tendência é crescer cada vez mais. Considerando que a pecuária leiteira é uma atividade complexa, com altos custos de produção e grande risco, é ainda maior a necessidade de uma administração eficiente em todos os elos da cadeia e, principalmente, por parte dos produtores. Gostou da ideia de trazer a tecnologia para cá? Compartilhe sua opinião nos comentários.
interessante muito útil.
Ficamos felizes que tenha aprovado, Niraldo! ? Você trabalha com pecuária de leite?
Queria muito fazer um curso pra mim aprende mas coisas de gado de leite gosto muito
Que legal que você se interessa por esse segmento, Ge! Ele é realmente muito promissor. ? Desejamos sucesso e esperamos que você continue nos acompanhando para mais informações sobre pecuária. ??