Você já teve que mudar tudo na sua vida?

Conheça a história da pecuarista que teve que mudar tudo: atividade, cidade, rotina, para encarar um novo desafio em sua vida.

Cláudia Helena Carlomagno

A pecuarista Cláudia Helena Carlomagno é psicóloga, morava em Manaus até pouco tempo atrás, onde também administrava uma loja de móveis e decorações, além da sua própria clínica. Ela tinha planos para a sua aposentadoria: gerenciar propriedades rurais com o marido. O casal investiu em fazendas em Cornélio Procópio, no Paraná, porém, antes do que ela imaginava, os planos tiveram que ser readequados. Cláudia acabou se divorciando e precisou assumir o desafio bem antes do planejado.

No início, em 2015, Cláudia imaginava que seria possível administrar as propriedades a distância. Porém, quando foi verificar pessoalmente a situação, em setembro, descobriu várias irregularidades. Não demorou para tomar uma decisão que mudou sua vida. Ainda em dezembro, mudou-se para Cornélio Procópio. Seu novo lar passou a ser na própria fazenda. “Eu precisava entender o dia a dia e a rotina da propriedade. Percebi que precisaria fazer muitas mudanças, inclusive de equipe”, conta ela.

Leia também: Os três maiores desafios da gestão de pessoas no agronegócio

Após dois anos morando na fazenda, Cláudia passou a aprender o significado de realmente tocar uma propriedade rural. “A maior dificuldade foi a falta de conhecimento técnico, entender o solo, novas tecnologias. Eram tantas informações e cada pessoa falava uma coisa diferente”, lembra a pecuarista. A fazenda não tinha registro das atividades, nenhum histórico.

O caminho encontrado por Cláudia foi iniciar campos experimentais. Ela também contou com a consultoria de uma empresa sobre gestão. Após essa fase de avaliar o que dava os melhores resultados e investir em maquinários (manutenção e compra de novos equipamentos), com a lavoura indo bem, ela optou por diversificar o negócio agregando a pecuária como uma nova atividade.

Diversificação do negócio

Depois de dois anos morando na fazenda, já com uma nova equipe e o processo funcionando, ela se mudou para a cidade, que fica cerca de 15 quilômetros da propriedade. “Percebi que a agricultura já não era tão assustadora para mim e tinha uma parte de pasto que estava parada”, conta Cláudia, ao perceber que todas as possibilidades deveriam ser exploradas. “Não temos controle sobre todos os aspectos, como o clima, por exemplo, então, uma só atividade nos deixaria inseguros. A pecuária foi uma ótima ideia”, lembra a fazendeira, que já concluiu um MBA em Agronegócio na Esalq, de Piracicaba.

Atualmente, além da pecuária, ela tem plantio de laranja e já estuda também o abacaxi e a piscicultura. Hoje, sente orgulho de estar ali. “Estou amando trabalhar com a terra e não me vejo mais em outra atividade”, declara.

Olhando para trás, Cláudia faz questão de compartilhar com outros proprietários rurais o seu aprendizado: “Não considere que um desafio possa ser grande demais para você. Com dedicação, busca de conhecimento, bons parceiros, é possível conquistar o sucesso”, conclui.

Parabéns, Cláudia, pela sua história de superação! E você, também superou muitos desafios para chegar onde está? Conte para a gente sua experiência! 

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Uma resposta para “Você já teve que mudar tudo na sua vida?”

  1. Avatar Claudio - Tocantins (TO) disse:

    Muito significante a sua trajetória para todos que as vezes precisam dar uma guinada na carreira e ter que optar por áreas de atuação tão diferentes. Parabéns pela sua superação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*