Quem é quem: conheça algumas profissões do campo

Alinhar seu dia a dia no campo com suporte profissional qualificado é fundamental para o desenvolvimento saudável dos negócios

profissoes do agro

A qualificação profissional é exigida em qualquer setor da economia – e, quando falamos de agronegócio, uma das bases do mercado nacional, negligenciar especialização em determinados ramos pode trazer consequências negativas ao desenvolvimento. A falta de qualificação pode criar obstáculos ao crescimento dos negócios, impedindo sua evolução ou mesmo prejudicando, inclusive, aquilo que já parece bem estabelecido.

Atualização constante em um cenário imerso em mudanças, repleto de novas exigências e cada vez mais dependente de inovação tecnológica, é uma parte muito importante dos processos relacionados ao seu dia a dia. Contar com profissionais do campo qualificados, portanto, pode ser o que você precisa para alavancar os seus negócios. Você sabe quem é e o que faz cada um deles? Confira, abaixo, quais são as principais carreiras responsáveis pela manutenção do agronegócio.

Leia também: Academia de Liderança das Mulheres do Agronegócio da Corteva Agriscience

Agronomia

Quase dispensa apresentações, mas é nessa carreira que se encaixam os profissionais capacitados para atuar nas mais amplas áreas do agronegócio. Combate de pragas, adubação, projetos de irrigação, conservação do solo e controle de qualidade de produtos agrícolas tornam o agrônomo indispensável no seu negócio.

Conhecimentos sobre economia rural, raciocínio espacial (espaço agrícola), trabalho em equipe, habilidade com cálculos matemáticos e domínio de técnicas aplicadas à agricultura são indispensáveis.

Leia também: Manejo da pastagem e incentivo à pesquisa

Veterinária

Na pecuária, zelar pela saúde dos animais é primordial para atender às exigências sanitárias e garantir a qualidade dos produtos. Essas são atribuições do veterinário e impactam diretamente na produtividade.

Somente veterinários podem medicar e realizar intervenções cirúrgicas. Além disso, avaliações diárias ou periódicas de rebanhos e tratamento de surtos em cadeias produtivas que envolvem animais, como as colmeias meleiras, fazem parte da rotina desses profissionais.

Diversas universidades públicas e privadas oferecem o curso pelo Brasil inteiro.

Leia também: 9 cursos on-line sobre agronegócio para aprimorar o seu conhecimento

Zootecnia

O comportamento e o bem-estar de animais dependem diretamente da alimentação e do manejo e conservação de pastagens, além de observação aos padrões sanitários, manutenção da genética e reprodução. O profissional mais qualificado para acompanhar esses aspectos é o zootecnista. Ele trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso e da saúde, por exemplo.

Leia também: Proteja o rebanho bovino das altas temperaturas do verão

Engenharias Florestal e Ambiental

Para atender mercados mais exigentes, adequar o próprio negócio a políticas ambientais, pode ser um diferencial e tanto frente à concorrência. Para isso, você vai precisar de um engenheiro florestal que auxilie na adaptação. Esse é o profissional que administra, planeja e conduz a exploração de árvores, como também é ele quem realiza projetos de reflorestamento.

Além disso, existem os engenheiros ambientais, que acompanham a exploração de recursos naturais, a avaliação de impactos no meio ambiente e a recuperação de áreas degradadas.

Leia também: Selo “Carne Carbono Neutro” e seus potenciais 

Investir em conhecimento para progredir

Independentemente das necessidades de sua fazenda, há sempre um profissional mais indicado para cada situação, e é baseado nos conselhos e na experiência dele que você deve direcionar as suas decisões. Caso esteja pensando em se especializar em uma dessas áreas, considere os pontos mais vantajosos da atuação e, claro, a sua inclinação, já que os estudos demandam dedicação pessoal para um bom aproveitamento.

Profissionais do campo, tanto aqueles com curso superior quanto aqueles que atuam com conhecimento de causa, são os responsáveis por grande parte da economia brasileira. Quanto mais dedicação e mais informação, melhor!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*