Do boi se aproveita até o berro
Conheça os segmentos de subprodutos que utilizam a matéria-prima vinda de diferentes partes do boi.
Conheça os segmentos de subprodutos que utilizam a matéria-prima vinda de diferentes partes do boi.
Produtos de limpeza, cosméticos, vassouras, doces, roupas, calçados… E a lista não para por aí: biodiesel, fertilizantes, medicamentos, fios cirúrgicos, pomadas e cápsulas farmacêuticas também estão entre os diversos itens feitos com partes do gado.
Segundo a Embrapa, 49 segmentos diferentes da indústria dependem desses derivados, que podem ser classificados em comestíveis e não comestíveis. Uma das grandes vantagens é a sustentabilidade para o uso dessas matérias-primas e a rentabilidade para profissionais e frigoríficos, que podem apostar em negócios diferenciados.
Isso graças às novas tecnologias desenvolvidas que vêm ampliando ainda mais a variedade de possibilidades para o uso de todas as partes do animal, da cabeça aos pés, literalmente. Ossos, chifres, pele, órgãos internos, cérebro, cascos, sangue e, principalmente, gordura são algumas delas.
“O animal pode ser 100% reaproveitado, e há produtos derivados que nem imaginamos, como filmes radiológicos, pincéis de maquiagem, açúcar refinado e pó do extintor de incêndio”, conta Paula Martino, zootecnista e mestre em Ciência Animal.
Segundo Paula, que atua desde 2008 na área de Controle de Qualidade e Certificações na Indústria Frigorífica e é fundadora da Startup Carne com Ciência, criada em 2016, mesmo a carne sendo o principal produto comercializado a partir do boi, as inúmeras possibilidades de produtos derivados do animal já são forte tendência no mercado.
“Na era onde picanhas brotam em tudo que é lugar, é fácil esquecer que aquele pedaço de alimento saiu de um boi inteiro e que, dele, não se produz somente carne, mas inúmeros outros produtos que não só facilitam o nosso dia a dia, mas que também salvam vidas”, ressalta.
A zootecnista também destaca que, em se tratando apenas da carne, hoje já é comum estimular o consumo de regiões não tão comuns do boi, inclusive pelos chefs de cozinha. “Há, entre os chefs de cozinha, uma ‘onda’ chamada ‘Nose to tail’ (do nariz ao rabo). Nessa linha, esses profissionais mostram aos consumidores que do boi não sai somente o T-bone e que existem inúmeras possibilidades de cortes e preparações que podem, e devem, usar todas as partes comestíveis do animal”, explica.
Versatilidade dos bovinos.Conheça os subprodutos derivados do boi. |
Cascos/ChifresJá imaginou que pudessem ser usados na indústria madeireira? Ou em nossos cabelos? Também para os pets. Confira!
LeiteTalvez um dos subprodutos mais comuns que utilizamos. Está até em algo que gruda muito e talvez você nem saiba. Conheça!
EstercoDo boi se aproveita tudo. Inclusive subprodutos que proporcionam melhorias na agricultura. Você conhece?
PeleDas delícias da confeitaria às necessidades da farmácia. Você sabe quais subprodutos vêm dessa parte?
OssosVocê pode não saber, mas com eles também é feito um subproduto que adoça sua vida. Confira!
|
Órgãos internosPodem aparecer onde menos imaginamos, como em cordas de instrumentos musicais e raquete de tênis. Veja!
GorduraA parte mais versátil do animal. Com ela são produzidos itens que utilizamos em nosso dia a dia. Arrisca um palpite?
PeloSabia que os subprodutos derivados da pelagem estão por toda a sua casa? Saiba quais são!
CérebroPrecisamos dos subprodutos desse órgão tanto para fins médicos como cosméticos. Qual você mais utiliza?
|
Para manter sua pastagem saudável e livre de plantas daninhas invasoras, é essencial escolher o herbicida para pastagem adequado. Neste contexto, o Tordon Ultra se destaca como uma solução confiável. O Tordon Ultra é um herbicida altamente eficaz projetado especificamente para o controle de plantas daninhas em pastagens, garantindo que o seu gado tenha acesso a uma área de alimentação de alta qualidade. Com sua capacidade comprovada de eliminar plantas indesejadas, o Tordon Ultra-S é a escolha preferida dos pecuaristas que buscam manter pastagens saudáveis e produtivas.