Blog •  08/08/2024

Negociação na pecuária: 4 passos para ter sucesso

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A negociação na pecuária é uma prática que requer conhecimento e habilidades para obter bons resultados. 

 

Para ajudar você, pecuarista, a negociar melhor, com foco no lucro da produção animal, consultamos um especialista para dar orientações importantes. Confira essas 4 dicas abaixo!

Conheça o especialista em negociação na pecuária

Negociar pode ser necessário em diferentes etapas – seja na compra de insumos, serviços ou na venda da produção. 

As estratégias mais adequadas dependem de cada objetivo e cenário, sendo que a meta deve ser o equilíbrio e a sustentabilidade para ambas as partes envolvidas. 

Cássio Rodrigues, consultor e diretor de operações da Exagro, destaca que a melhor estratégia é a que possibilita obter margem positiva. Por isso, é preciso saber o Custo da Mercadoria Vendida (CMV).

“A pecuária é diversificada, uma fazenda de cria que vende bezerros e vacas para descarte tem estratégias comerciais diferentes de um confinamento de grande porte, mas em ambos os casos é importante o pecuarista saber em quais níveis de preço ele pode vender para garantir que tenha lucro. De posse dos custos dos produtos que está vendendo, o produtor sabe que negócios ele pode fazer e quais não pode”, ressalta o especialista.

Para saber como avaliar o cenário e conhecer os níveis de preço para obter lucro, a recomendação é ficar atento a todos os fatores que impactam o setor, as possibilidades de comercialização e quais pontos estão relacionados ao processo de valorização do produto. 

O valor da arroba do boi é o norte para as decisões comerciais, mas não deve ser o único fator a ser levado em consideração.

4 Fatores importantes para negociação na pecuária

Confira agora as 4 dicas de Rodrigues para uma negociação na pecuária eficiente.

1 - Planejamento

No contexto da negociação, o pecuarista deve ter em mente que as operações de compra e venda devem fazer parte do planejamento global da fazenda e que afetam a produtividade e os custos. 

“Tudo é vivo e interligado. Toda decisão tomada no presente é para obter um resultado futuro e, na pecuária, o período pode ser longo, acima de 4 anos para uma fazenda que decida reter matrizes para aumentar a produção de bezerros para no futuro ter mais bois gordos para vender, por exemplo. Por isso, é essencial saber planejar”, explica.

2 - Sazonalidade

O pecuarista deve levar em consideração as restrições impostas pela sazonalidade das propriedades que produzem a pasto, ou seja, a capacidade de suporte das pastagens. 

“Há momentos em que não é possível realizar uma compra ou aguardar mais tempo para uma venda porque as pastagens não têm capacidade de suportar o gado existente”, observa. Alternativas como suplementação com ração ou volumosos, adubação e aluguel de pasto podem ajudar a minimizar o problema, mas é preciso calcular o aumento nos custos da produção. 

“É necessário fazer uma avaliação global do negócio para entender os limites de variações que o sistema da fazenda suporta na compra e/ou na venda para não acarretar problemas, como baixo ganho de peso, redução de taxas de prenhez, degradação de pastagens, entre outros”, acrescenta.

3 - Adaptação

Mesmo que seja feito um planejamento detalhado, Rodrigues acredita que um ponto extremamente importante em uma negociação na pecuária é saber fazer ajustes no plano ao longo do tempo.

“Os preços vão mudar, o clima mudará e, quando houver oportunidades, o gestor deve avaliar os impactos no resultado final, no lucro, para definir as ações que serão realizadas, incluindo os novos custos, as novas receitas e o novo lucro projetado”, esclarece.

4 - Gestão 

O gestor da fazenda deve ser capacitado para negociação. Saber o resultado e a margem de um negócio é essencial para ser um bom negociador, afinal, um dos pontos de uma boa negociação é saber o limite dos valores para fechar um negócio.

 “Conhecimento do mercado, de ferramentas de proteção de preço e mercado futuro são possibilidades e podem ter seu uso em vários momentos. Mas perguntar ao assessor de corretora para saber quando usar e como usar, não é suficiente. 

Ele não conhece a sua fazenda, se ela está com sobra ou falta de pasto, os custos do gado que está sendo vendido e que margem você precisa para pagar suas contas. Saber produzir é essencial, e saber gerenciar é tão importante quanto produzir.

Comercializar é parte do processo de gestão e está intimamente relacionado com a produção no caso da pecuária. Uma boa gestão na pecuária passa por saber estabelecer as conexões entre o produtivo e o comercial para buscar o ponto ótimo de lucro para cada fazenda. Sem um método de gestão implantado não é possível fazer essa conexão”, conclui.

Dicas práticas para negociação na pecuária

Negociar pode ser um verdadeiro desafio, especialmente no cenário competitivo do agronegócio, mas é extremamente importante saber defender os próprios interesses de forma positiva para fechar bons acordos. Algumas estratégias básicas podem ajudar na negociação na pecuária. Confira.

Conexão: é importante estabelecer um vínculo mais pessoal com quem irá negociar. Uma boa forma de fazer isso é abordar assuntos significativos para o contexto do negócio e que também façam parte dos seus interesses empresariais. É fundamental manter o contato visual, adaptar a sua linguagem, observar a velocidade da sua fala e o seu tom de voz durante a conversa. O relacionamento deve ter a empatia como base e foco na visão de mercado. Lembre-se: você não está diante de um oponente, mas de um parceiro.

Diálogo: incentive o diálogo, ou seja, a outra parte deve participar ativamente da conversa e demonstrar sinais de escuta. Seja confiável e transparente e tenha inteligência emocional – não tome decisões baseadas em suas emoções.

Perguntas: saber perguntar é um dos segredos para uma boa negociação. Com as perguntas certas você terá embasamento para entender o cenário, além de obter informações valiosas e aprofundadas sobre a situação que podem ajudar no processo de decisão e na avaliação das oportunidades e desafios.

Escuta ativa: ouça o posicionamento de todos os envolvidos com atenção, seja respeitoso e evite a arrogância. Demonstre que você entendeu o que foi falado, repetindo de maneira resumida ou reafirmando os principais tópicos. Essa atitude gera credibilidade.

Expressão corporal: também é importante observar os sinais corporais para identificar como a conversa está sendo recebida pela outra pessoa.