Conheça a XP Distribuição, referência em insumos agropecuários no RS
Diretor da XP Distribuição, Tiago Welter, destaca a importância da parceria de mais de uma década com a Corteva Agriscience
Diretor da XP Distribuição, Tiago Welter, destaca a importância da parceria de mais de uma década com a Corteva Agriscience
A XP Distribuição e Representação, parceira da Corteva Agriscience™ no Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades em 2011, em Caxias do Sul (RS), atuando na redistribuição de produtos agrícolas. Ao longo dos anos, ampliou seu campo de atuação e hoje atende agropecuárias, cooperativas, revendas e viveiros de hortaliças de todo o estado.
Da sede da empresa, que centraliza os setores de administração, faturamento, compras, logística e armazenagem dos produtos, o diretor Tiago Welter lidera 14 colaboradores, com a visão de ser a melhor empresa em soluções para o agronegócio, garantindo excelência e sustentabilidade nas parcerias comerciais.
Para Welter, o diferencial da XP Distribuição e Representação está em ser uma empresa enxuta, onde se busca agilidade nos processos, atendimento diferenciado ao cliente e logística própria com rotas definidas.
“Nossa missão é desenvolver e comercializar soluções do agronegócio, através dos melhores parceiros comerciais, garantindo a sustentabilidade e a qualidade do negócio. Foi assim que em 2023 atendemos mais de 400 clientes”, afirma.
O trabalho diário é pautado nos valores da empresa, que enfatizam a importância de ser feliz no que se faz, de valorizar as pessoas, trabalhar com agilidade, multiplicar parcerias e fortalecer a credibilidade e confiança.
Para atender os produtores que buscam por soluções mais sustentáveis, a empresa investe na utilização de tecnologias e práticas com essa característica. Segundo Welter, nesse quesito a Corteva vem sempre inovando, trazendo alternativas que visam a sustentabilidade.
Ao avaliar a parceria de mais de 10 anos, ele valoriza a importância de trabalhar ao lado de uma marca que tem preocupação com todo o segmento agropecuário. Esse cuidado é evidenciado, entre outros aspectos, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento de soluções em herbicidas que permitam uma pecuária mais sustentável e produtiva.
“O líder de vendas é o TordonUltra™-S, um produto com longa história no mercado de herbicidas de pastagem, conceituado e que é referência. Mesmo assim, passa por evoluções, trazendo cada vez mais resultados para o setor.”
O TordonUltra™-S integra o portfólio da Linha Pastagem da Corteva, conhecida pelos pecuaristas por apresentar soluções inovadoras e eficientes. São tecnologias desenvolvidas para o melhor manejo das pastagens, que auxiliam o produtor no controle de plantas daninhas, restaurando a produtividade por hectare.
Com uma formulação concentrada e exclusiva, o TordonUltra™-S rende, por litro de produto, muito mais hectares tratados do que os demais herbicidas do mercado para plantas anuais e bianuais de folhas largas.
Engenheiro Agrônomo por formação, Welter já atuou em outras empresas do setor agrícola, acumulando experiência nas áreas comercial, de geração de demanda e de pesquisa e desenvolvimento.
Com essa visão ampla, ele se mostra confiante ao falar sobre sua perspectiva sobre o futuro da pecuária, e ressalta a importância de avançar nos cuidados com o pasto.
“Assim como outros segmentos, a pecuária tem momentos de altas e baixas. Por se tratar de produção de proteína de consumo humano, é um setor que sempre vai ter sua importância. Acredito que temos muito ainda a crescer neste segmento, principalmente relacionado à melhoria das pastagens”, avalia.
O ano de 2024 trouxe tempos desafiadores para produtores rurais e empresas ligadas ao agronegócio gaúcho, devido aos eventos climáticos que destruíram pastagens e comprometeram a produção agropecuária. Segundo o diretor da XP, a estiagem e as enchentes que aconteceram nos últimos anos afetaram o mercado como um todo, mas os sinais de recuperação já são visíveis.
“A partir do terceiro trimestre, o valor da arroba do boi começou a reagir, e também existe uma sinalização de aumento no valor nos próximos meses, fazendo com que o pecuarista tenha capital para investir em manejo de pastagem. Acreditamos que 2025 será um ano ainda de muitos desafios, em que a resiliência, muito trabalho e parcerias serão fundamentais para se diferenciar e captar todas as oportunidades de mercado.”
Para apoiar a pecuária gaúcha neste momento de recuperação, o representante comercial na Corteva Agriscience no Rio Grande do Sul, Elodir Schernoski, reforça o compromisso de levar as tecnologias da Linha Pastagem às revendas e pecuaristas por meio de treinamentos, dias de campo e ações que impulsionam a produtividade e a lucratividade do setor.
“Uma parceria sólida tem o poder de superar desafios em tempos difíceis e alcançar resultados extraordinários em momentos favoráveis. Essa é a essência do nosso trabalho em equipe: compartilhamos o mesmo objetivo e atuamos juntos para alcançá-lo”, enfatiza.