Em dezembro de 2023, a Buschle & Lepper, parceira da Corteva Agriscience na Região Sul, completou 80 anos!
Fundada em 1943 na cidade de Joinville (SC), a empresa, que hoje conta com 500 colaboradores, atua na fabricação e distribuição de produtos químicos, produtos para o agronegócio e produtos para o varejo. Possui quatro fábricas e oito centros de distribuição espalhados pela Região Sul do país.
Confira abaixo um pouco mais sobre a história de sucesso da Buschle & Lepper e da sua parceria com a Corteva.
História da Buschle & Lepper
O diretor da Unidade de Negócios Agronegócios da empresa, Wagner Zimmermann, conta que tudo começou na época da Segunda Guerra Mundial, quando os irmãos Baltasar Buschle e Paulo Hilário Buschle, juntamente com seu amigo Fernando Lepper, começaram a importar e distribuir canela em pó e fermento em pó, para facilitar o acesso à alimentação.
De lá para cá, a empresa construiu uma longa história na distribuição química, ao mesmo tempo em que teve uma importante contribuição para o agronegócio brasileiro.
A unidade de negócios de fertilizantes e defensivos agrícolas, chamada BEL Agro, surgiu para abastecer os agricultores da Região Sul com fertilizantes, herbicidas, inseticidas e fungicidas, em uma unidade própria de formulação e comercialização.
Assim, a Buschle & Lepper se tornou uma das pioneiras na distribuição de insumos agrícolas de Santa Catarina.
“Antes das grandes bandeiras fazerem a distribuição no Brasil, a Buschle & Lepper fazia importação direta de produtos, que era fracionado e distribuído por toda a região. Enquanto Baltasar era focado na distribuição química, Paulo Hilário se dedicava à agronomia. Foi um trabalho inovador e visionário. Depois, começaram a vir grandes multinacionais para o Brasil”, conta Zimmermann, que está na empresa há 22 anos.
Wagner Zimmermann, diretor da Buschle & Lepper
Planejamento e Estratégia
Atualmente, a diretoria executiva da empresa é profissional e a família Buschle detém cerca de 80% das ações da empresa, atuando no Conselho de Administração, mantendo os valores e o legado deixados pelos fundadores da empresa.
“Hoje os nossos diferenciais são a credibilidade, a prestação de serviço, seja ela técnica ou logística, o relacionamento com o cliente e com os nossos fornecedores estratégicos de longo prazo, como a Corteva. A marca tem uma força muito grande aqui na região, por todo esse histórico da empresa. Esses valores, são preservados com unhas e dentes. A família zela muito por essas competências empresariais”.
De olho no futuro, a empresa segue um planejamento estratégico com metas e objetivos a serem alcançados até o ano de 2033. Para isso, trabalha de forma escalonada, buscando atingir resultados previstos para cada três anos.
“No ano de 2023, tivemos um faturamento aproximado de R$ 500 milhões, e temos o plano de chegar em 700 milhões até 2027. No longo prazo, ambicionamos faturar acima de R$ 1 bilhão, liderando o mercado de distribuição na Região Sul do Brasil, sendo a marca mais admirada pelos nossos clientes e fornecedores. A empresa tem robustez financeira e estamos continuamente atingindo níveis de eficiência cada vez maiores. Essas virtudes vão sustentar o nosso crescimento na Região Sul”.
Leia mais: Alvorada Produtos Agropecuários é referência de mercado no Centro-Oeste e Norte do país
Primeira loja da Buschle & Lepper, fundada em 1952
Responsabilidade Social e Sustentabilidade
A Buschle & Lepper também tem um cuidado especial com a sustentabilidade e o meio ambiente. Desde 2015, a empresa conta com um departamento ambiental, que desenvolve projetos junto aos colaboradores e à comunidade.
Entre as ações estão o plantio de árvores, o incentivo ao descarte correto das embalagens e a coleta seletiva. A empresa também possui várias certificações, entre elas a EcoVadis, um reconhecimento global que está ligado à agenda ESG (ambiental, governança e social).
Em 2019, a Buschle & Lepper conquistou a certificação Ouro na EcoVadis pelo compromisso com a responsabilidade social corporativa. Em outra frente, também apoia diversas instituições por meio de leis de incentivo à cultura e ao esporte e de patrocínios pontuais.
As lojas da Buschle & Lepper em Santa Catarina estão localizadas em Joinville, Blumenau, Barra do Sul, Corupá, Chapecó, Içara, e no Paraná, em Curitiba e Maringá.
Pecuária mais sustentável
Para Zimmermann, a melhor maneira de ter uma pecuária mais sustentável é levando tecnologia para o campo. Isso inclui buscar produtos cada vez mais seletivos, com uma dose cada vez menor, e, além da tecnologia no produto, também trazer a tecnologia na aplicação – seja por trator, costal ou drone.
“É preciso trazer tecnologias para que o produtor consiga ter eficiência no sentido de produzir, no caso da pecuária, mais leite e carne na mesma proporção de terra, sem ter que expandir fronteiras de matas e tudo mais. Eu acho que o Brasil tem um potencial de conseguir produzir mais com a área que a gente já possui, e isso só se consegue com tecnologia.”
Ele lembra que no passado não se falava em sustentabilidade, e que no início dos anos 2000, quando se falava em tríplice lavagem e devolução de embalagens de defensivos, isso era considerado uma besteira.
“A geração atual que está tomando a frente das propriedades já vem numa outra pegada de sustentabilidade ambiental, de tecnologia, de acompanhamento com informação de mercado, como o próprio site Pasto Extraordinário, que traz informação sobre como está e qual é a tendência de mercado. A informação é muito importante para que a tomada de decisão seja mais coesa e mais correta possível”, afirma.
Leia mais: Tecnologia contribui para a sustentabilidade na agropecuária
Parceria com a Corteva
Há 30 anos, a Buschle & Lepper só revende produtos da Linha Pastagem da Corteva Agriscience. Mas, segundo o diretor, esse relacionamento iniciou há muito mais tempo, na década 70, quando eram as multinacionais Dow e DuPont, que depois formariam a Corteva Agriscience.
“Quando os principais produtos dessas bandeiras chegaram no Brasil, a Buschle & Lepper passou a fazer a distribuição exclusiva para redistribuição em toda a região de Santa Catarina e Paraná, atendendo cooperativas e grandes revendas”, pontua.
Mais tarde, a partir de 1999, a empresa também começou a vender insumos agrícolas e prestar atendimento técnico direto ao agricultor. Hoje, além de ser um canal de distribuição para as revendas, a Buschle & Lepper é referência na venda direta aos produtores.
Cerca de 25% da empresa é voltada para o segmento do agronegócio e toda a equipe de vendas é formada por agrônomos ou técnicos agrícolas.
Líder de vendas
Segundo Zimmermann, o produto da Linha da Pastagem da Corteva Agriscience mais buscado pelos produtores na região é o Tordon®. Além da qualidade do produto, ele pontua que a preferência dos produtores pelo herbicida é reforçada pelo acompanhamento técnico prestado pela Buschle & Lepper, da venda até a aplicação.
“Não trabalhamos com outra linha similar. Na minha prateleira, quando se fala em Linha Pastagem, eu só tenho Corteva Agriscience. E a linha líder, que é a do Tordon®, que agora é Tordon Ultra™-S, ficou muito forte no controle de invasoras de pastagens”, afirma.
As unidades da Buschle & Lepper em Santa Catarina estão localizadas em Joinville, Blumenau, Barra do Sul, Corupá, Chapecó e Içara, e ainda conta com unidades nas cidades de Curitiba e Maringá, no estado do Paraná, e em Canoas no Rio Grande do Sul.
O Tordon Ultra-S faz parte da família de produtos da tecnologia Ultra-S, que vem sendo a escolha preferida dos pecuaristas que buscam manter pastagens saudáveis e livres de plantas daninhas herbáceas anuais e bianuais.
Com uma formulação concentrada e exclusiva, esse produto rende, por litro de produto, muito mais hectares tratados do que os demais herbicidas do mercado para plantas anuais e bianuais de folhas largas.
É um herbicida altamente eficaz para o controle das seguintes plantas daninhas: cheirosa (Hyptis suaveolens), fedegoso-branco (Senna obtusifolia) e guanxuma (Sida santaremnensis). Pode ser aplicado por meio de equipamento costal, tratorizado ou aéreo.
Conheça os demais produtos da Linha Pastagem da Corteva!