Blog •  26/01/2023

Conheça a fazenda que é referência em engorda intensiva de gado

Autor:  
Something went wrong. Please try again later...

Com tecnologias para engordar, a Fazenda Conforto se tornou um dos maiores confinamentos do país e vai chegar a 160 mil bois confinados em 2022. 

Não faz muito tempo que o Vale do Araguaia ganhou destaque nacional pela alta produtividade na criação de gado e na agricultura. A região, que já foi chamada de “Vale dos Esquecidos”, hoje é conhecida como o novo celeiro do agro no país.

Ali, em meio às diversas propriedades que são referências para a pecuária, uma se destaca. É a Fazenda Conforto, conhecida como um dos principais sistemas de produção de confinamento de gado no Brasil.

Para chegar à propriedade de 12.000 hectares, que fica em Nova Crixás (GO), o caminho é fácil. Basta seguir pela rodovia GO-164, chamada “Estrada dos Bois”, que margeia o vale do Rio Araguaia. O difícil é entender como a fazenda, que em 2006 implantou o confinamento com 3.500 cabeças de gado, vai alcançar, em 2022, a surpreendente marca de 160 mil bois confinados. Em 23 anos, foram 1,25 milhão de bois abatidos.  

Caminho para a alta produtividade

Quem nos explica essa evolução é o diretor de agronegócio da Fazenda Conforto, Cláudio Fernandes Braga, que está na gestão da propriedade há 23 anos.

Ele conta que o primeiro passo foi a divisão de pastagem. Em seguida, para atender ao objetivo do proprietário da fazenda, que buscava alta produtividade, foram colocadas áreas irrigadas, a fim de produzir mais na mesma área. O próximo degrau, segundo Braga, foi a implantação do confinamento, para agilizar o processo de engorda dos animais.

A gestão também priorizou o cuidado com a fertilidade do solo, que foi melhorando em qualidade ao longo dos anos. “Não tem como você produzir soja, milho e capim sem trabalhar com a fertilidade do solo. É um trabalho de anos e anos. Depois de preparar o solo, entramos com os nitrogenados e com o potássio, para multiplicar a produtividade”, diz Braga.

Cláudio Fernandes Braga é diretor de agropecuária da Fazenda Conforto há 23 anos.

Pecuária, lavoura e pasto

Para o diretor da fazenda, é mais complicado produzir mais arrobas a pasto do que produzir arrobas em confinamento. “A gente precisa a cada dia ir buscando mais alternativas, novas formas de produção de variedades de capins mais produtivos, de adubações, de manejo, fazendo um contexto de várias modalidades dentro da mesma produção para que consiga o máximo”. 

A fazenda trabalha com a integração lavoura-pecuária e quatro modalidades de recria. O pasto irrigado, que faz três safras em um pivô (soja, milho e capim); o rotacionado, com lotações de três ou quatro unidades de animal por hectare; e o pasto intensivo, onde é feita a recria e a suplementação no cocho.

“Temoso feedlot, também chamado de sequestro, em que a gente pega um grupo de animais por um determinado período do ano e coloca nessa modalidade. É uma recria só com o cocho, e não tem pasto. Pegamos esses animais com 9 a 10 arrobas, levamos até 14 arrobas e, depois, eles vão para o confinamento. A terminação é 100% confinamento”, detalha Braga.

A área de pastagem intensiva da fazenda ultrapassa 6.000 hectares, além de 2.408 hectares preservados de Reserva Legal.

Mais arrobas

Segundo o diretor da fazenda, essa modalidade gera aproximadamente 35 arrobas por hectare ao ano, só na parte de recria. Somado a isso, o que é engorda efetivada vira confinamento.

O sucesso da estratégia de produção é comprovado pelos resultados. Em 2020, foram cerca de 100 arrobas por hectare/ano. No ano seguinte, foram 116 arrobas. Para 2022, a expectativa é produzir 130 arrobas por hectare/ano.

“Estamos sempre procurando saber como produzir mais arrobas. Nosso negócio vive disso, então temos que estar buscando sempre como é que faz para produzir mais arrobas”, enfatiza. 

Fazenda Nova Crixás (GO), um dos maiores confinamentos do país.

Referência em mão de obra qualificada

Com cerca de 150 funcionários, a Fazenda Conforto conta com um departamento de recursos humanos estruturado, que oferece cursos, treinamento de liderança, investe em desenvolvimento humano, retenção de talentos e na qualidade de vida dos colaboradores.

“Estamos sempre buscando manter uma equipe motivada e empenhada. A nossa equipe fala a linguagem de gerar resultado, de produzir. Se você não tiver uma equipe engajada com você, não vai a lugar nenhum, pode esquecer”, destaca Braga.

A gestão também investe pesado em tecnologia. Um exemplo é o controle do confinamento, que antes era manual, trabalhoso e com alta margem de erro, e agora é feito de forma digital.

A fazenda possui diversos sistemas e controles automatizados para garantir o melhor desempenho do campo ao curral, e tem seu desenvolvimento acompanhado diariamente por meio de dispositivos de alta tecnologia. A nutrição diária de cada animal e curral são feitas por diversos sistemas e controles, com acesso remoto por meio de aplicativos.

História construída passo a passo

O proprietário da Fazenda Conforto é o empresário, ex-piloto de Stock Car e antigo dono de um laboratório farmacêutico, Alexandre Funari Negrão, ou Xandy Negrão. Ele comprou a propriedade em 1996 com recria e engorda de gado e, dez anos depois, na busca por um alto desempenho no negócio, implantou o confinamento.

Foi assim, passo a passo, que a história da fazenda foi construída nos últimos 25 anos. Para Braga, é o resultado de um trabalho feito ao longo do tempo, sempre buscando melhorias.

“Nunca paramos de investir. O que tem de tecnologia nova, a gente testa, coloca em prática, vê se tem viabilidade. O nosso diferencial é que a gente tem uma visão de ser e continuar sendo pecuarista. Para o futuro, não consigo medir qual o teto. A Conforto já produz bastante, mas a gente ainda vê lacunas onde podemos produzir mais. E eucobro muito que a gente tem que atingir o máximo”, ressalta Braga.

Clique aqui e assista à entrevista em vídeo exibida no Programa Pasto Extraordinário.

O Programa Pasto Extraordinário traz notícias, curiosidades e conteúdos especiais sobre manejo de pastagem, formação de pastagem e controle de ervas daninhas. Você também pode acompanhar entrevistas e conhecer a histórias de sucesso e superação de outros pecuaristas. 

Solução em herbicida para pastagem

Para manter sua pastagem saudável e livre de plantas daninhas invasoras, é essencial escolher o herbicida para pastagem adequado. Neste contexto, o Tordon Ultra se destaca como uma solução confiável. O Tordon Ultra é um herbicida altamente eficaz projetado especificamente para o controle de plantas daninhas em pastagens, garantindo que o seu gado tenha acesso a uma área de alimentação de alta qualidade. Com sua capacidade comprovada de eliminar plantas indesejadas, o Tordon Ultra-S é a escolha preferida dos pecuaristas que buscam manter pastagens saudáveis e produtivas.