Plataforma Ultra-S, compromisso com a sustentabilidade
Lançada em julho de 2020 pela Corteva Agriscience™, plataforma visa impulsionar o crescimento sustentável da pecuária e já apresenta excelentes resultados.
Lançada em julho de 2020 pela Corteva Agriscience™, plataforma visa impulsionar o crescimento sustentável da pecuária e já apresenta excelentes resultados.
Aumentar a produtividade, reduzir os custos, otimizar os processos de manejo e aprimorar a gestão são apenas alguns dos anseios de quem atua no agronegócio, especialmente na pecuária. Promover a sustentabilidade do meio ambiente, assegurando o futuro das próximas gerações, também é uma preocupação que está sempre na pauta dos pecuaristas. E esse assunto não faz parte apenas do dia a dia de quem está no campo. Pelo contrário, a Corteva Agriscience™, por exemplo, tem o compromisso de desenvolver soluções inovadoras para melhorar a vida dos pecuaristas e agricultores, da terra, das comunidades e de suas operações e esses quatro pontos formam os pilares-chave de suas metas de sustentabilidade para 2030.
Para alcançar esses objetivos, a empresa pretende promover treinamentos para 25 milhões de pecuaristas e produtores neste período, garantir melhor produtividade com redução de emissão de gás carbônico, reduzir a quantidade de embalagens e assegurar que elas sejam 100% recicláveis ou reutilizáveis. O primeiro passo concreto foi o lançamento da Plataforma Ultra-S, em 2020. “A plataforma tem metas que aprimoram o uso da terra, conservam e otimizam o uso da água e investem em projetos sociais no campo, promovendo inclusão e capacitação. Estamos trabalhando com o programa Carbono S, que visa remunerar os produtores que melhorarem o uso da terra e contribuírem com a mitigação dos gases do efeito estufa por meio da comercialização de carbono armazenado no solo. O maior desafio que temos está na criação de protocolos que sejam aceitos internacionalmente e que permitam o reconhecimento desse carbono armazenado no solo como um título. Concluindo essa fase, a Corteva Agriscience contribuirá com uma ferramenta ainda mais importante para todos aqueles que produzem e consomem, ajudando a garantir o futuro das novas gerações”, explica
Com tecnologia de ponta a ponta, a Corteva Agriscience™ sabe que o futuro do planeta depende da proteção dos recursos naturais e, por isso, apoia os produtores e pecuaristas na busca pela sustentabilidade. A marca assinou um termo global para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, que possui quatro compromissos – sucesso dos pecuaristas e todos os membros envolvidos na atividade, sinergia, fator socioeconômico e sustentabilidade. A tecnologia Ultra-S, lançada junto com a plataforma, traz benefícios técnicos, com maior eficiência no combate a determinados grupos de plantas daninhas, e benefícios sustentáveis, visto que os produtos são mais concentrados, com redução de até 50% na quantidade de embalagens, resultando na redução da emissão de CO2 no transporte e possibilitando o armazenamento mais eficiente.
De acordo com Pimentel, apenas no primeiro ano da tecnologia Ultra-S, foi possível reduzir em 231 toneladas a quantidade de plástico utilizada na produção de embalagens. Isso significa a redução de mais de 443 mil quilômetros rodados para distribuir os produtos e, consequentemente, a diminuição da quantidade de CO2 produzida no meio ambiente. “Em 2021, conseguimos uma redução de plástico de 296.254 toneladas, além de 536.231 quilômetros a menos rodados em transporte, reduzindo a emissão de CO2 em 366.842 toneladas e 35.487 toneladas de CO2 Biogênico. Ou seja, somente no pilar de portfólio, já temos ganhos muito expressivos com o programa. E a expectativa é de novos lançamentos, com produtos que combinam novas formulações inovadoras e resultados ainda mais eficazes”, conta.
O líder de marketing da Corteva Agriscience™ ressalta que dentro da Plataforma Ultra-S também foram realizadas 15 ações ambientais com foco na recuperação de nascentes e reflorestamento e ações no pilar S-Social, como reforma de escolas, capacitação e distribuição de alimentos. “Nesses dois anos, atendemos 16 pecuaristas com projetos de recuperação de nascentes e reflorestamento em suas fazendas. Ainda, criamos um projeto de balanço de carbono em parceria com a Embrapa Meio Ambiente, a Minerva Foods – um dos líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, e o Instituto de Pesquisa WRI. A parceria está possibilitando estudar e mapear a pegada de carbono nos diversos modelos produtivos e biomas dos Pecuaristas-S. A partir desses levantamentos e construção de Big Data, é possível estabelecer protocolos diferenciados para as necessidades específicas dos pecuaristas, de forma a ajudá-los a aumentar a produtividade e reduzir a emissão de GEEs. No ano passado, atendemos 11 clientes com esse projeto”, afirma.
As ações da Plataforma Ultra-S ainda promoveram a reforma de escolas, capacitação de pessoas, distribuição de alimentos e apoio a projetos sociais de melhorias de escolas e entidades do entorno rural, contribuindo com a qualidade de ensino e de vida das comunidades que permeiam a zona pecuária. “Foram quatro casos, impactando a vida de mais de 300 alunos de escolas rurais nos estados da Bahia, Goiás, Pará e Paraná. Todos os projetos envolvidos na Plataforma-S contam com o apoio de grandes parceiros comerciais da linha pastagem. Os nossos distribuidores que definem, junto com os nossos representantes comerciais e gerentes de marketing de campo, quais pecuaristas e projetos sociais serão atendidos pelo programa”, acrescenta.
Qual a sua opinião sobre as ações da Plataforma Ultra-S? Conte para gente nos comentários e compartilhe a notícia com outros pecuaristas!