Blog •  24/06/2024

Pecuarista comemora resultados da criação do gado a pasto em parceria com a Corteva Agriscience

Something went wrong. Please try again later...
Um grupo de bois brancos pastando em um campo verdejante sobre o céu parcialmente nublado. A imagem reflete a paisagem rural da Fazenda Reunidas Cavallini no Maranhão, destacando a prática de criação de gado em pastagem.

Cuidados no manejo e investimento em adubação e controle de plantas daninhas foram essenciais para aumentar a produtividade de fazenda no Maranhão. 

“O segredo do pasto bonito é o dia a dia”, acredita o pecuarista Eduardo Cavallini, 42 anos, que administra a Fazenda Reunidas Cavallini, com seu irmão Marcelo Cavallini, 45 anos, no município de Estreito, no Maranhão. 

O negócio familiar teve início em 1994, quando o pai comprou a primeira propriedade. A lida com o gado fez parte de sua infância e o gosto pela atividade alimentou o sonho de dar sequência ao que os pais começaram. 

Hoje, Eduardo é médico veterinário, assim como seu irmão e sócio, e juntos trabalham nas propriedades que somam quase 8 mil hectares. O foco é a criação de boi para recria e engorda, sendo que 90% do rebanho é Nelore, rústico, aclimatado na região, e 10% são de cruzamento industrial, todos criados em um sistema extensivo. 

“O nosso gado todo é a pasto, então a gente tem investido muito em pastagem. Nos últimos 10 anos, a gente vem reformando a pastagem, calcariando, adubando corretamente, trabalhando com empresas parceiras, fazendo análise de solo e intensificando a produção”, conta.

Leia também: Fazenda é pioneira na produção sustentável com estoque de carbono

Com investimento em reforma de pastagens com calcário, gesso agrícola e adubação, o pecuarista considera que os esforços têm gerado excelentes resultados na fazenda. “Hoje, criamos 2 UA (unidade animal) por hectare, com um ganho médio de 6.5 arrobas por animal/ano”, ressalta. 

Em relação à sustentabilidade, Eduardo explica que estão iniciando o ciclo de Integração Lavoura-Pecuária, com a implementação de milho e capim. 

Sem contar as práticas adotadas de bem-estar animal, como pastos bem arborizados, que garantem sombra e conforto térmico para o rebanho, e manutenção das fontes para garantir água limpa. 

Parceria com a Corteva Agriscience garante pasto limpo e produtivo 

Além das estratégias de adubação química e foliar para aumentar o rendimento em produção a pasto, o pecuarista destaca a necessidade de fazer o controle das plantas daninhas. 

“A partir do momento que você deixa a planta daninha invadir, ela concorre com o seu boi, com o alimento, com o sol, a água e os nutrientes que você coloca na terra”, observa. 

Eduardo é cliente da Corteva Agriscience há mais de 20 anos e já utilizou diversos produtos na marca, como o TordonUltra™-S e o DominumXT®-S. “São produtos de primeira linha, sem dúvida, os melhores do mercado. Recebemos uma assistência técnica muito boa e sempre com ótimos resultados. 

Meu relacionamento com a Corteva é ótimo, o pessoal me atende super bem e estão presentes em todas as minhas propriedades, sempre prestando a melhor assistência possível. São pessoas do bem que colaboram muito para o desenvolvimento da nossa região”, acrescenta o pecuarista. 

Saiba mais: Pecuarista lidera grupo que fortalece liderança feminina no agro

O representante comercial da Corteva Agriscience, Willian de Souza Lima Nery, atende a Fazenda Reunidas Cavallini e conta que todas as propriedades são uma referência, sendo as mais bem-manejadas, preparadas e limpas da região. 

“Nós já executamos um trabalho muito forte em um momento de expansão, no qual o Eduardo estava adquirindo novas áreas, espaços degradados, fazendo aberturas e reformas. Houve um alto investimento em tecnologia, manejo de adubação, calcário e manejo de plantas daninhas. 

A Corteva auxiliou no desenvolvimento dessas áreas, sendo que no início houve uma demanda maior pelos produtos XT-S e Ultra-S. Com o passar do tempo, a necessidade diminuiu devido ao excelente manejo que ele realiza e a capacidade dos produtos de entregarem um controle a longo prazo”, salienta. 

 

Willian ainda conta que Eduardo e seu irmão, Marcelo, não medem esforços para aumentar a produtividade, buscando a cada ano novas opções para intensificar os resultados. 

Além do investimento contínuo para o manejo das plantas daninhas, desde as de mais difícil controle, que exigem aplicações localizadas e manuais, até as mais fáceis, com controle pós-reforma e uso da Tecnologia Ultra-S. É uma excelente referência na pecuária no sul do Maranhão”, concluiu. 

Leia também: Pecuarista mineiro conta como conseguiu controlar plantas daninhas na pastagem com sustentabilidade

Linha Pastagem da Corteva Agriscience 

A Corteva Agriscience possui um portfólio completo para cuidar da produtividade sem descuidar do meio ambiente. 

Com soluções simples e eficientes, a marca desenvolve linhas de produtos para o melhor manejo da pastagem, gerenciando os desafios das plantas daninhas com formulações concentradas e inovadoras para aumentar o potencial de lucro com uso da terra de forma sustentável. 

Conheça a Linha Pastagem da Corteva!