Conheça 6 avanços tecnológicos que revolucionaram a pecuária brasileira
Confira sobre a história e alguns avanços tecnológicos que fazem parte da evolução da pecuária brasileira
Confira sobre a história e alguns avanços tecnológicos que fazem parte da evolução da pecuária brasileira
A pecuária brasileira tem forte representatividade e ocupa um lugar de destaque no mercado internacional. Isso se deve aos avanços tecnológicos que ocorreram nas fazendas com o passar dos últimos anos. Essa evolução surgiu a partir de novas práticas de manejo, do melhoramento genético dos animais, dos avanços nos métodos de nutrição e pastagem, nas responsabilidades ambientais e sanitárias e, ainda, nas barreiras comerciais enfrentadas com as mudanças do setor. No Brasil, a pecuária é uma atividade antiga e contempla a criação de bovinos, ovinos, caprinos e aves. Essa cadeia de produção abastece setores como a indústria de couro, farmacêutica, de fertilizantes, entre outras.
Há alguns anos, o uso da tecnologia nas propriedades rurais limitava-se à captação dos dados para realizar análises e relatórios. Porém, hoje, sua aplicação vai muito além. Atualmente, os softwares, aplicativos e programas são todos automatizados, interligados e funcionam em tempo real. Tudo isso está revolucionando a realidade da pecuária, seja no manejo dos animais, na forma de controlar as despesas da fazenda, como também na maneira de se relacionar com os colaboradores ou na busca por uma propriedade mais eficiente e lucrativa.
Confira aqui algumas mudanças que fazem parte dessa evolução na pecuária:
Permitem a automatização da coleta de dados de cada animal, reduzindo significativamente o tempo necessário para a coleta, erros no número de animais e perda de informação. A coleta de dados, como o peso do rebanho, fica muito mais fácil e precisa com o uso de dispositivos eletrônicos. Além disso, existem sensores eletrônicos que monitoram o ambiente e geram dados sobre as condições do local como temperatura, vento, luz e umidade. Tudo isso para proporcionar mais conforto ao animal.
Os identificadores eletrônicos utilizam alta tecnologia para proporcionar maior comodidade e melhores resultados aos criadores. Esses tipos de equipamentos facilitam a identificação e a leitura dos movimentos do animal 24h por dia.
Um dos principais fatores do crescimento da pecuária nacional está diretamente ligado ao melhoramento genético. As técnicas de reprodução bovina, como a inseminação artificial em tempo fixo e a transferência de embriões, ajudaram nesse crescimento.
Locais onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. São equipados com instrumentos de medição e registro das variáveis climáticas. É cada vez mais comum produtores rurais terem suas próprias miniestações. Com o auxílio delas, obtêm informações muito precisas sobre o microclima em cada um de seus piquetes e têm muito mais embasamento para tomar decisões, como irrigar ou não uma pastagem, se é ou não o momento de aplicar um herbicida ou outro defensivo.
Os drones podem ser utilizados de várias formas na fazenda: monitorando os animais, no pastoreio, na pulverização em pontos de difícil acesso do pasto e, também, auxiliando na fiscalização da propriedade.
Para o controle de plantas daninhas no pasto, foram desenvolvidos produtos que agem desde a raiz, até mesmo das espécies de difícil controle. A Tecnologia XT-S, da Corteva Agriscience, age em lenhosas e semilenhosas, evitando a rebrota, pois age até a raiz. Com isso, você tem uma ótima solução para a limpeza do seu pasto.
Além dessas tecnologias, existem muitas outras que auxiliam no dia a dia na pecuária. Sem contar que muitas ferramentas estão em desenvolvimento, o que significa que vem muita coisa boa por aí! E você, também acredita na evolução da pecuária brasileira? Já utiliza algumas dessas técnicas na sua propriedade?
Acompanhe nosso blog e fique de olho nas novidades e tecnologias que ajudam a agropecuária brasileira a crescer cada vez mais!
Para manter sua pastagem saudável e livre de plantas daninhas invasoras, é essencial escolher o herbicida para pastagem adequado. Neste contexto, o Tordon Ultra se destaca como uma solução confiável. O Tordon Ultra é um herbicida altamente eficaz projetado especificamente para o controle de plantas daninhas em pastagens, garantindo que o seu gado tenha acesso a uma área de alimentação de alta qualidade. Com sua capacidade comprovada de eliminar plantas indesejadas, o Tordon Ultra-S é a escolha preferida dos pecuaristas que buscam manter pastagens saudáveis e produtivas.