Sete curiosidades pouco conhecidas sobre as vacas
Do paladar aguçado à capacidade de se diferenciar, conheça as particularidades sobre as vacas.
Do paladar aguçado à capacidade de se diferenciar, conheça as particularidades sobre as vacas.
Apesar de a vaca ser um animal bem conhecido pelo ser humano, existem características peculiares sobre esses ruminantes que nem todo mundo sabe. E olha que o Brasil é muito familiarizado com elas: são mais de 200 milhões de cabeças de vaca no país.
Além da sua utilização como fornecedora de leite, carne e couro, outras partes do animal são aproveitadas pela indústria, como pelos, ossos, chifres e colágeno.
Mesmo com um mercado tão próximo de nós, ainda encontramos algumas curiosidades bem interessantes sobre esse animal. Veja se você já conhecia algumas das sete que selecionamos!
As vacas são animais inteligentes e conseguem reconhecer umas às outras no rebanho. Estudos demonstraram que elas possuem melhores amigas e, quando afastadas, ficam mais estressadas – isso altera a sua frequência cardíaca.
O paladar das vacas é aguçado e pode distinguir os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Elas tendem a evitar comidas amargas, pois associam a uma maior probabilidade de o alimento ser tóxico, e preferem o doce, o que pode estar relacionado à quantidade de calorias que elas precisam.
Existem mais de 1 bilhão de cabeças de vaca no mundo e, aproximadamente, 800 raças diferentes. Apesar disso, as manchas no pelo nunca se repetem.
O olfato da vaca é um dos mais poderosos do reino animal: o seu focinho possui cerca de 1.186 receptores olfativos (RO), o que permite a esse animal detectar odores que estão a quase 10 quilômetros de distância. Para ter um parâmetro de comparação, o focinho de um cão possui 811 RO.
Uma vaca pesa em torno de 700 quilos, é capaz de consumir 7 quilos de ração e 30 quilos de capim por dia, além de beber até 100 litros de água. A vaca leiteira precisa consumir 3 quilos de comida para fazer um quilo de queijo.
A visão das vacas tem acuidade de apenas 1/50 da visão humana. Porém, os bovinos possuem uma estrutura visual chamada de “tapete lúcido”, que permite a esses animais enxergarem quatro vezes melhor que os humanos em baixa luminosidade.
O seu campo de visão chega quase a 360 graus e elas são daltônicas, não sendo capazes de distinguir vermelho e verde.
As vacas ruminam por, aproximadamente, 8 horas por dia e são capazes de mastigar em média 50 vezes por minuto. Isso significa cerca de 40 mil movimentos mandibulares ao dia. Toda essa ruminação resulta em uma produção diária de, em média, 150 litros de saliva.
Gostou dessas curiosidades? Alguma delas surpreendeu você? Acompanhe o Pasto Extraordinário para conferir outras informações, dicas, notícias e muito mais sobre o universo da agropecuária.
Para manter sua pastagem saudável e livre de plantas daninhas invasoras, é essencial escolher o herbicida para pastagem adequado. Neste contexto, o Tordon Ultra se destaca como uma solução confiável. O Tordon Ultra é um herbicida altamente eficaz projetado especificamente para o controle de plantas daninhas em pastagens, garantindo que o seu gado tenha acesso a uma área de alimentação de alta qualidade. Com sua capacidade comprovada de eliminar plantas indesejadas, o Tordon Ultra-S é a escolha preferida dos pecuaristas que buscam manter pastagens saudáveis e produtivas.