Quando o assunto é taxa de pulverização (L/ha), o primeiro aspecto a ser analisado é como obter o máximo de eficácia e controle do produto com o mínimo de aplicação.
Para isso, é necessário verificar alguns fatores que apresentam impacto direto nesse processo.
É importante ressaltar que a taxa de aplicação e o tamanho de gota são as formas mais utilizadas para se alterar a cobertura e, por isso, devem fazer parte da análise no momento da escolha da técnica a ser utilizada. Mudanças nesses parâmetros interferem diretamente na cobertura desejada.
Confira quais são os fatores que impactam diretamente a pulverização, na opinião do especialista em Tecnologia de Aplicação da Jacto, Daniel Petreli da Silva.
Melhor taxa de pulverização:
Para melhor desempenho, é fundamental equilibrar os problemas relacionados às condições ambientais com:
- estágio de desenvolvimento da planta;
- classificação do tamanho de gota escolhida;
- melhor cobertura em função da densidade de gotas, segundo o tipo de agroquímico a ser utilizado (veja mais abaixo);
- rendimento operacional para cobrir toda a área no tempo necessário.
Esses aspectos podem ser confirmados na própria bula dos agroquímicos.
Cobertura necessária:
Geralmente representada pela quantidade de gotas por centímetro quadrado, a cobertura é um dos principais fatores relacionados ao sucesso das aplicações, pois indica a forma com que o produto foi distribuído na área. Ou seja, de forma homogênea ou concentrada em apenas um único local. Ela depende do tipo de aplicação e do seu alvo. Para cada um, deve-se respeitar a quantidade mínima de gotas para que, assim, o produto cumpra sua função de forma eficiente.

Relação tamanho de gota e taxa de aplicação
Como definir a cobertura?
Por meio de calibração da pulverização, utilizando ferramentas que garantam que o equipamento tenha uma aplicação eficiente. No quadro abaixo, é possível verificar como definir a cobertura necessária, de acordo com o tipo de alvo e produto fitossanitário utilizado.
Dicas anotadas? Você costuma seguir outras orientações antes de definir a taxa de pulverização para a sua pastagem? Compartilhe com a gente, abaixo, nos comentários!
Boa noite, sou estudante de agronomia e tenho uma dúvida.
Gostaria de saber a diferença entre dose p.c e dose i.a
Olá, Gabriel! Tudo bem?
Dosagem p.c. se trata se da dose do produto comercial por hectare ou por volume (L ou kg por hectare) ou (% v/v)
E dosagem i.a. Trata se da dosagem do ingrediente ativo que compões o produto final. Por exemplo um produto que contenha 800g de i.a. por kg de produto e se recomenda 80 g de i.a. por hectare, deve-se se utilizar 100 g do produto comercial por hectare. Abraço.
Boa tarde.
Por gentileza, gostaria de saber o que significa usar 1 L p.c./ha de herbicida. Também gostaria de saber se o herbicida TORDON pode ser aplicado com a bomba costal manual de 20 l da JACTO?
Muito obrigada;
Olá, Adriaba! Tudo bem?
A unidade de medida L/ha mede quantos litros de herbicida são gastos por hectare. Quanto a melhor forma de utilizar algum produto, indicamos que procure a ajuda de um agrônomo, lembre-se também de respeitar as indicações de uso contidas na bula. Abraço.